Servidor DLNA compatível com MKV

DLNA é a sigla para Digital Living Network Alliance, um padrão estabelecido por diversos fabricantes de eletrônicos como uma maneira de compartilhar arquivos de mídia (vídeos, fotos e músicas) entre TV’s, Câmeras Digitais, Blue-Ray Players e uma infinidade de dispositivos! Em resumo: Aparelhos compatíveis com DLNA podem compartilhar arquivos entre si… e nessa brincadeira toda podemos incluir nosso computador, instalando um programa servidor DLNA! Neste post vamos conhecer o Serviio, um servidor DLNA gratuito e muito eficiente! O Windows já tem um servidor DLNA padrão no Windows Media Player, porém com funcionalidades limitadas e sem suporte aos populares arquivos MKV.

Faça o download do Serviio no site oficial:

A instalação é bastante simples, no velho esquema Next>Next>Finish. Caso seu computador não tenha o JAVA instalado (é necessário), o próprio instalador do Serviio faz o download e instalação, basta seguir os passos. 🙂

Após a instalação, execute o Serviio. Você vai perceber o ícone do programa ao lado do relógio do Windows. Clique com o botão direito e escolha a opção Open Serviio Console, como na figura abaixo:

Agora temos apenas que incluir na biblioteca do Serviio as pastas com os arquivos que desejamos compartilhar na rede.

Na aba Library clique em Add local… e selecione a pasta com os arquivos para compartilhamento. Marque as caixas de seleção com os tipos de arquivo que desejar (eu marco sempre todas 🙂 ) e clique em Save. Veja o exemplo na figura abaixo:

Pronto! Agora basta acessar o Serviio por meio do compartilhamento DLNA em seus aparelhos eletrônicos. Eu, por exemplo, acesso os arquivos do computador diretamente pelo Blue-Ray Player e assisto filmes em MKV que estão no PC… sem fio e direto! 😉

O Serviio por padrão é iniciado juntamente com o Windows, portanto para ter acesso aos seus arquivos, basta ligar o computador.

Existem diversas opções que podem ser exploradas no programa, mas este tutorial básico já cobre o principal objetivo – compartilhar os arquivos!

Dúvidas? Críticas? Elogios? Comente o post!


32 Replies to “Servidor DLNA compatível com MKV”

  1. Tenho uma tv Sony Bravia KDL32EX655, ela realmente não le a extensão .mkv. Isso era um problema para eu reproduzir videos nesse formato via dlna, ate que conheci um programa chamado Universal Media Server. Resolveu meu problema, inclusive qualquer formato que não seja suportado pela tv é convertido e passa a ser lido por ela automaticamente, alem do que suporta legendas, podendo configurar tamanho da fonte, cor etc. So uso ele agora 🙂

  2. Pessoal, bom dia. Tenho um SmatrTV Philips e uso normalmente o compartilhamento das mídias de meu PC através do Serviio. Mas eu gostaria mesmo era de espelhar a tela do PC na telvisão, pois, o sistema operacional da TV é Ubuntu e não consigo atualiza o flash player para assistir vídeos do youtube nela. Caso alguém conheça uma forma de fazer isso, favor nos informar.

  3. Olá, amigos.
    Recentemente instalei o servidor de mídia “Serviio”. Muito bom, diga-se de passagem..
    Mas uma coisa está me intrigando..
    Ele aparece em “bibliotecas de mídia” do Windows Media Player.. Porém, diz que não nenhum arquivo foi encontrado na biblioteca remota. Ele é reconhecido normalmente pela tv sony e aplicativo do smartphone, encontrando todos os meus arquivos de música.
    Alguém sabe de alguma solução?

      1. Único detalhe a se lembrar com o Serviio, é que o programa que precisa de autorização para acessar os arquivos. Pra liberar isso, botão direito no arquivo/pasta > Propriedades > Segurança > Editar.

  4. Tenho uma led sony 40ex525 , intalei o serviio conforme tutorial, a tv reconheceu as pastas do pc, pasta de musicas e fotos, mais nao abre nenhuma delas, sera que a sony nao e compativel com mp3 e com jpeg?
    vu tentar pelo pendrive pra ver se le estes arquivos
    Abraços

      1. Reproduz com certeza. Tenho uma 32w655 e consigo reproduzir, só não consigo realizar o streaming de vídeo através do Windows Media Player, para isso, basta recorrer a programas de terceiro, o PS3 Media Server por exemplo.

  5. Galera no meu caso aparece todos os videos em avi, mas os filmes em mkv não consigo visualizar pelo bluray philips 5200. tem alguma configuração que eu prociso ajustar?

  6. inclui as pastas para compartilhar e nada. não liberou os vídeos. alguem sabe como resolver? com o hd externos ligado ao pc ele achou mas roda travando audio e vídeo. help.

  7. Amigo, tenho uma dúvida um pouco fora do assunto, mas se vc puder me ajudar, vou agradecer. Tenho uma TV Led Philips e costumo passar os filmes para o pendrive para assistí-los. Gostei da dica do programa, inclusive das legendas. O meu problema é que alguns filmes .avi rodam travando e destravando a imagem o tempo todo. E alguns dão a opção de avançar ou retroceder o filme, outros não. Vc sabe pq isso acontece?

  8. Olá Pessoal,

    Não conhecia esse blog, achei muito legal. Principalmente pela dica do software serviio. Aproveito a oportunidade para perguntar.

    Durante a exibição de arquivos MKV aparece na minha tv sony falando que o “conteúdo não poderá ser exibido por proteção contra copia…”; reparei que essa mensagem só aparece quando eu utilizo o serviio. Alguém sabe como faço para desaparecer com essa mensagem?
    Obrigado

  9. Cara.. e como fazer quando o audio do MKV padrão não é o desejado?? Tenho uma TV LG 42LE5500 e ela não deixa alterar o audio via DLNA. Sabe de algum programa que altere o audio padrão do vídeo??

  10. Nos aparelhos da Philips ele não mostra as legendas externas. Fuciona sim com MKV que tenha legendas embutidas, mas arquivos AVI com legendas .srt ele não mostra. No próprio site do programa, diz que ele foi desenvolvido visando aparelhos LG, Samsung, Sony. Se no seu BDP-5200 ele tá mostrando legendas externas, então passa pra gente a configuração que deve ser feita no programa.

Deixe uma resposta