Tutorial: Como instalar e configurar o JAVA (JDK) no Windows

O JDK (Java Development Kit) é o conjunto de ferramentas necessárias para a programação na linguagem JAVA (a principal funcionalidade é o javac, que é o compilador da linguagem). Neste tutorial vamos aprender como instalar e configurar o JDK em ambiente Windows.

Instalação JDK

Neste tutorial vamos instalar a versão Java SE 6 Update 24, que é a última disponível até a data do post, no Windows 7 (Seven) 64 bits. Para outra versões do Windows, o procedimento é praticamente o mesmo.

A instalação é muito simples, no velho esquema Next > Next > Finish. Opcionalmente pode ser definido o diretório de instalação (que vai ser muito importante para realizarmos a configuração do JDK). Juntamente com o JDK será feita a instalação do JRE (Java Runtime Environment) que é o aplicativo que permite executar os programas em JAVA no seu sistema operacional. No final você será convidado a registrar seu JDK no site da Oracle, o que não é necessário.

Configuração:

Agora que já instalamos o JDK, vamos configurar as Variáveis de Ambiente para que o JAVA funcione corretamente.

Windows 7 (Seven):

  • Clique com o botão direito em Computador > Configurações avançadas do sistema > Variáveis de Ambiente…

Windows XP:

  • Clique com o botão direito em Meu Computador > Propriedades > Avançado (aba) >Variáveis de ambiente

Crie/edite as variáveis do sistema:

  • JAVA_HOME: informe  <diretório da instalação do JDK>, por exemplo C:\Program Files\Java\jdk1.6.0_24

  • Path: informe <diretório da instalação do JDK>\bin, por exemplo C:\Program Files\Java\jdk1.6.0_24\bin (se existirem outros diretórios cadastrados, inserir no início e separar por ponto-e-vírgula)
  • CLASSPATH: informe <diretório da instalação do JDK>libtools.jar, por exemplo C:\Program Files\Java\jdk1.6.0_24\lib\tools.jar

Pronto!

Para verificar se a instalação e configuração foram realizadas com sucesso, abra um prompt de comando (prompt do DOS) e digite a instrução: java -version (versão do JAVA) ou javac -version (versão do compilador) , conforme a figura abaixo:

Dúvidas? Críticas? Elogios? Comente o post!

143 Replies to “Tutorial: Como instalar e configurar o JAVA (JDK) no Windows”

  1. Esta é minha versão
    java version “1.7.0_15”
    Java(TM) SE Runtime Environment (build 1.7.0_15-b03)

    quando coloco:

    PrimeiroPrograma.java

    public class PrimeiroPrograma{
    public static void main(String args []){
    System.out.println(“Bem vindo ao Mundo Java)}; // no pacote System.out, você deve selecionar o println
    //Falta fechar aspas também pois entre o parenteses e aspas é o que vai aparecer na tela.
    }
    }

    dá o seguinte erro:

    C:\Users\Jorge>javac PrimeiroPrograma.java
    javac: file not found: PrimeiroPrograma.java
    Usage: javac
    use -help for a list of possible options

    Vlw, trabalho showw

  2. Caros amigos, preciso de ajuda. Instalei meu compilador java e funciona normalmente, pois cria o arquivo .class na pasta especificada. Porém, quando tento rodar o programa no prompt com o comando <>, o sistema retorna a seguinte mensagem em tela: “Erro: Não foi possível localizar nem carregar a classe principal ProgramaTeste”. O que devo fazer?

    1. Boa noite, Roberto. Estou com o mesmo problema, aparece a mesma frase quando tento rodar o programa. Você conseguiu resolver o problema? Será que pode me ajudar? Aguardo seu contato.

      Atenciosamente,

      Wagner Reis.

    1. clique com o botão direito do mouser em computador, depois no recurso propriedades, e em seguida configuração avançada do sistema, em seguida em variaveis de ambiente. Mas você tem que ir no diretório jDK e copiar o endereço da versão que você baixou. no meu caso eu copiei e colei dessa forma colocando o ponto virgula ;C:\Program Files\Java\jdk1.6.0_21\bin espero ter ajudado falo.

Deixe uma resposta