Download: Gabriela TTS 1.5 para iGO

Agora que já estamos com o GPS bastante completo por conta dos posts:

Vamos incluir o pacote de voz Gabriela TTS versão 1.5 no nosso GPS com iGO (funciona com todas as versões do iGO).

TTS é a sigla para Text To Speech, ou seja, tradução de texto em voz. Com esse pacote, a simpática Gabriela (voz do GPS) passa a falar os nomes das ruas durante a navegação. Ao invés de “vire à direita”, teremos “vire à direita para a Avenida Brasil”, por exemplo. 🙂

Faça o download do pacote de voz:

Conecte o GPS ao computador e siga os passos:

  • Extraia o arquivo do download com o WinRar
  • Copie todo o conteúdo da pasta Gabriela_1.5_FULL para o diretório raiz do iGO (iGO8), substituindo os arquivos existentes se necessário. Veja na figura abaixo os arquivos principais, destacados na pasta iGO8:

  • Certifique-se que o arquivo Voice_TTS-loq-por-bra-f1.zip foi incluído na pasta iGO8\content\voice
  • Apague o diretório PHONEME da pasta iGO8\content (recomendado, melhora a voz da Gabriela)
  • Inclua as linhas abaixo no arquivo iGO8\save\system.ini (se já existir a configuração [tts], basta editar):

[tts]
announce_exit_directions=3
always_say_road_names=3
announce_street_name=1
skip_exit_numbers=1

  • Desconecte o GPS do computador
  • Ligue o GPS e acesse as configurações de voz (Opções > Idiomas/Unidades > Idioma da voz) e escolha a voz Gabriela TTS v1.5
  • Pronto!

Em caso de dúvida, existe o arquivo INSTRUCOES.TXT no pacote do download.

Dúvidas? Críticas? Elogios? Comente o post!

42 Replies to “Download: Gabriela TTS 1.5 para iGO”

    1. alguem sabe me dizer porque emparelho naturalmente meu tablet foston no celular sansung e não atende ligações pelo tablet, não aparece qdo alguem está ligando?

  1. Glauco fiz todo procedimento, aparece a opção da gabriela mas não sai voz nenhuma, e na opção onde mudo o skin esta transparente não consigo alterar. Poderia me dar uma ajuda

  2. Obrigado pelo ajuda, porém esta tudo certo no meu gps e apareceu a opção gabriela o problema e que não esta saindo voz nenhuma, tem como me ajudar e a opção skin fica clara sem opção de alterar. Fico grato por sua ajuda

  3. Prezado Amigo, Comprei um GPs Foston 710 para o meu Pai, ele está utilizando o IGO (Não sei a versão), fala perfeitamente as ruas, mas nos radares, semaforos etc, ele somente Bipa e mostra a velocidade do Radar na tela, mas não fala “Radar Fixo – 70km/hora”. Poderia instalar este pacote que você postou? Resolveria o problema, ou teria outro conselho? Fique na Paz.

  4. Funcionou muito bem, obrigado galera!
    Só tive que editar a linha abaixo usando aspas nos valores númericos “3”

    [tts]
    announce_exit_directions=”3″
    always_say_road_names=”3″
    announce_street_name=”1″
    skip_exit_numbers=”1″

    nem sei pq, mais funcionou assim

  5. O que seria de mim sem esses anjos que aparecem no oráculo google, compartilhando seus conhecimentos e “salvando” nossos dias… obrigadaaaaaaaa! /\

  6. cara eu não consigo colocar o tts pra funcionar em 1 android nem a pau 🙁 se alguem tiver as configurações ou como estalar porque nem da pra estalar o tts pelo android especificando o sistema android e gingebread 2.3.7 não consigo estalar o tts ja tentei de 2 geitos que achei na net e sem sucesso T_T

  7. Caro colega, como faço para almentar o son da voz da gabriela, no gps esta maximo.
    Quando estou na estrada sendo orientado pela gabriela, mal consigo ouvir sua voz,vc pode me dar alguma
    dica.
    Um Abraço…………

  8. [TUTORIAL] Alterar voz da gabriela no iGO

    Bem pessoal andando pelas paginas da web encontrei um esquema bacana para personalizar seu Igo.
    No caso a Gabriela fala seu nome ou outras coisas no lugar da atual frase como ex: perda do sinal gps.

    Para que a Gabriela TTS fale o seu nome no IGO8.3 faça o seguinte:

    Entre na pasta IGO8.3 / Content / Voice / Voice_TTS-loq.pro-bras-f1, abra o arquivo RAR / info.in , faça as alterações conforme abaixo e depois salve o arquivo. Reinicie o IGO8.3 e faça o teste.

    SUBSTITUA O NOME “San” PELO NOME QUE QUER QUE ELA DIGA.

    [INFO]
    ;TTS Loquendo
    voicekey=”tts_loq_por_bra_f1″
    languagekey=”portuguese BRA”
    languagename=”Português (BR)”
    lang_extention_flag=””
    sex=”female”
    name=”Gabriela (TTS) v1.5″
    flag=”flag_bra.bmp”
    testsound=”volume=255 San, Boa viagem, vá com Deus.”
    unitssup_kmm=1
    unitssup_mly=1
    unitssup_mlf=1
    tmcsup=1
    tts_destnames=1
    phoneme_lang=”POR”
    ttsvoice=1
    tts_rate=50
    #tts_mode_mixed=1
    tts_langname=”Brazilian”
    tts_voicename=”Gabriela”
    recalulate=”volume=170, San meu lindo, vou calcular nova rota.”
    ask_recalulate=”volume=230, San, Você está fora da rota!
    offroute=”volume=230, San, Você está fora da rota!” Vou te ajudar.
    traffic_jam=”volume=230San, Congestionamento adiante.”
    overspeed=”Volume=255 San, olha o radar, não corra.”
    gps_signal_lost=”volume=230, San, está sem sinal de GPS.”
    gps_disconnect=”volume=230, San, GPS está desconectado.”
    tts_eta=”volume=200 San, você Chegará ao destino às number=time %H horas e %M minutos”
    LCID=0x0416
    brand=”Standard”
    timestamp=”1217950101″
    timestamp_readable=”2008. 08. 05. 15:28:21″

    As frases sempre terão “volume=100” na frente. Somente essas frases vc precisa alterar, pq são as em português. Se quizer almentar o volume , é só alterar esse numero ficando assim:
    “volume=230 Soldier San, vire a esquerda”, onde esta escrito san substitua pelo seu nome.
    Depois de alterado é só colocar de volta no arquivo .Zip na pasta config e substituir. Aconselho que vc copie o arquivo para o desktop para mecher e depois volte para o arquivo.

    Obs: O topico nao e meu mas tive o prazer de testa-lo e ver que funciona mesmo, achei legal compartilhar com todos.

  9. COMO ACESSAR ALERTA RADAR POR VOZ

    Prezado andresuman, com sua permissão gostaria de deixar uma colaboração para aqueles que tem o que tem o GPS WAY 30 e já seguiram todos os passos e já tem instalado no GPS o “iGo 8.3 e RotaCerta no GPS NAVCITY Way30”, “Atualização de Radares para iGO”, “Skin Gurjon para iGO 8.3”, “Carros 3D para Skin Gurjon no iGO”, “Gabriela TTS 1.5 para iGO”., E QUE NÃO ESTÃO CONSEGUINDO UTILIZAR A FUNÇÃO DE ALERTA RADAR POR VOZ.

    Pois bem, como nosso guru andresuman já informou, ele não usa o alerta radares por voz apenas por bip, porém, quem deseja utilizar essa função acaba não conseguindo acessar a referida função alerta por voz, fuçando descobri o seguinte:

    No momento que estamos instalando a “Skin Gurjon” é necessário copiar e colar também a pasta áudio, quem já instalou pode conferir que está faltando a pasta áudio dentro do diretório raiz do IGO, a solução é simples, basta copiar a pasta áudio que está dentro da “skin gurjon” e colar dentro do diretório raiz do IGO.

    Depois é só configurar assim:

    Vá em Opções_Alertas_Avisos de radar_… (3 pontinhos)_Alerta por voz_… (3 pontinhos)_Idioma_Russian male ou Russian female (isso mesmo, as frases em português estão nestas 2 opções de Russian).
    Faça o teste para ver se está funcionando (Opções_Alertas_Avisos de radar_… (3 pontinhos)_opção Teste de Som na barra inferior da tela e clique nos desenhos para ouvir a mensagem..
    Caso dê errado, volte a página onde selecionou Russian male ou Russian female e lá na barra inferior tem a opção IGO 6 voice. Clique nela e ela mudará para Igo ultra voice. Selecione novamente Russian male ou Russian female e faça novamente o teste.

    Espero ter ajudado.

    Grande abraço.

    1. Marcos, meu velho… consegue para mim esta pasta (completa) do audio para alerta de radares por voz ???…. A pasta que tenho não tem as subpastas.
      Obrigado.

  10. Prezado andresuman para conseguir deixar os radares avisados pela voz da Gabriela devo baixar e incluir o pacote que o Glauco disponibilizou “voice_female”, o referido arquivo vem zipado no winrar, devo copiar zipado ou devo descompactar e só após copiar e colar??? Outra coisa, devo abrir a pasta iGO8 e colar o arquivo ou tenho que colar dentro de alguma pasta específica???

  11. Prezado andresuman, me explique uma coisa, pelo que entendi não devo apenas copiar e colar a pasta “Gabriela_1.5_FULL” para o diretório raiz do iGO (iGO8), será que devo apenas abrir a pasta “Gabriela_1.5_FULL” e copiar apenas a pasta “TTS_LOQ”, “LOQMSX.DLL”, “LoqPortuguese6.5.dll”, “LoqTTS6.dll”, “LoqTTS6_util.dll” e colar na raiz do iGO (iGO8) substituindo os arquivos existentes se necessário. é isso??

    1. Marcos, tem que pegar tudo que está dentro da pasta Gabriela_1.5_FULL depois de extrair e copiar para a raiz do iGO. Veja nas imagens como ficam os arquivos. Além disso, tem que incluir a configuração do system.ini. Leia o post completo com atenção, que você vai entender. Tem um print com os arquivos e pastas em destaque.

  12. Boa noite!
    Poderia me ajudar? Tenho um GPS com IGO 8.3.4 e gostaria de saber quais os conteúdos necessários das pastas AUDIO, TTS_LOQ, VOICE e SKIN para que meu aparelho alerte os radares por voz. Já configurei de todo jeito através de OPÇÕES/AVISOS/ALERTA DE RADAR DE VELOCIDADE POR VOZ, mas quando chego aqui, as opções seguintes não aparecem e meu GPS não alerta nem por bip nem por voz os radares, somente de forma visual…
    Obrigado pela ajuda!
    Estou desesperado pois foi um presente de dia dos pais e até hoje não consegui fazê-lo funcionar para o meu pai!
    Um abraço!

      1. Andresuman, instalei a skin Gurjon GJ6.18p_da_480x800_800x480.zip e também o arquivo Voice_TTS-loq-por-bra-f1.zip, seguindo o tutorial, configurei o system.ini e os radares de fato começaram a ser alertados por bips, mas depois, incluí o arquivo voice_female diponibilizado pelo Glauco, conforme me recomendou e ainda assim não consegui ter os radares avisados pela voz da Gabriela.

        Obs.: quando seleciono opções / idioma/unidades não aparece a versão da Gabriela TTS 1.5 instalada… somente a de um tal de Fábio, Gabriela TTS 1.0 e outras…

        Será isso?

        Um abraço!

      2. Oi Rafael, no meu caso eu só uso o alerta por beep, conforme você conseguiu configurar. A voz da gabriela deveria aparecer após a instalação para você escolher. Veja novamente o tutorial e tente refazer todas as configurações, perceba que não basta apenas copiar o arquivo de voz.

    1. Glauco, eu utilizo o alerta de radar (uma sirene como da polícia) e funciona certinho. Veja nas configurações de alerta do iGO se está correto. Também tem um post aqui no blog do Cazé com o arquivo de voz Gabriela TTS 1.5. Eu mesmo testo tudo o que coloco aqui… garanto q funciona. Abraços!

      1. Consegui resolver, faltou um arquivo de audio que é istalado na pasta igo e nao dentro de coment voice, depois fui na pasta configuração de vos e coloquei famile russe ru, e passou a falar a vos de radar masculina, ficou show…
        alguns navegadores nao estão vindo com a pasta Audio…
        por isso jamais sera avisado por voz,por + que esteja td configurado…
        sem essa pasta ele nao avisa por voz….
        apenas por bips…
        segue um link do megaupload..
        baixa esse arquivo e coloca na raiz do seu navegador…ai vc testa…se resolver seu probleminha posta aqui seu resultado…

        http://www.megaupload.com/?d=S0PIFUOF

        lembre-se….dps de baixado o arquivo coloque na raiz do navegador e configure o aviso de radar…
        boa sorte…

Deixe uma resposta