Site “.com.br” hospedado no wordpress

Já percebeu o que acontece se você acessar http://blogdocaze.wordpress.com/ ? Repare que o endereço é “convertido” para http://br952.teste.website/~blogdo04 😮

Com o Domain Mapping ,  podemos ter um endereço qualquer na internet que vai redirecionar os acessos para o seu blog no wordpress! Quer ter seu blog “.com.br” (ao custo de 30 reais + 12 dólares por ano)? Então siga estes passos:

1) Primeiramente é necessário comprar o domínio. Isso é feito no site http://www.registro.br/. Cadastre-se, verifique a disponibilidade do domínio e siga as instruções do site para efetuar o registro. O pagamento poderá ser feito via boleto ou cartão de crédito, o custo é de 30 reais por ano. Na hora de informar os servidores DNS, preencha com os endereços fornecidos pelo wordpress:

Master: ns1.wordpress.com

Slave 1: ns2.wordpress.com

Slave 2: ns3.wordpress.com

2) Agora entra o segredo:  o registro.br vai tentar verificar os servidores DNS, sem sucesso. Existe algum tipo de validação entre wordpress e registro.br que impossibilita um cadastro automático do DNS. Você receberá um email do registro.br informando:

Pendência 01
Tipo: DNS
Expiração: “dd/mm/yyyy hh:mm:ss”
Descrição: ns1.wordpress.com -> Pesquisa recusada

Pendência 02
Tipo: DNS
Expiração: “dd/mm/yyyy hh:mm:ss”
Descrição: ns2.wordpress.com -> Pesquisa recusada

Pendência 03
Tipo: DNS
Expiração: “dd/mm/yyyy hh:mm:ss”
Descrição: ns3.wordpress.com -> Pesquisa recusada

3) Entre em contato com o  suporte wordpress, solicitando a criação de uma “zone record” para seu domínio. O texto do contato pode ser como este:

Please, I’d like a domain mapping from “www.meusite.com.br” to “www.meusite.wordpress.com”.
I need a zone record for this domain, because I am getting an error in DNS registration.

O suporte do wordpress é extremamente rápido, no meu caso levou menos de 10 minutos para resolverem. Quando retornarem o contato informando que criaram o “zone record”, verifique no cadastro de seu domínio no registro.br que a situação deve estar normalizada e sem nenhuma pendência.

Dica do leitor Wagner:

Faça a configuração você mesmo nesta página: http://en.support.wordpress.com/domain-mapping/dns-zone-records/ Lá você pode configurar o DNS Zone sozinho.

4) Acesse Opções > Domínios (Settings > Domains),  na página de administração de seu blog no wordpress e adicione seu domínio “www.meusite.com.br”. Você será redirecionado para a página de compra do serviço de Domain Mapping. O pagamento pode ser feito por cartões de crédito ou paypal, custa 12 dólares por ano.

Assim que os pagamentos se confirmarem… bingo! Você vai contar com a hospedagem e as facilidades do wordpress e ainda ter um site “.com.br”.

Páginas de apoio:

http://en.support.wordpress.com/domain-mapping/

http://en.support.wordpress.com/domain-mapping/map-existing-domain/

Contact

Atualização:

Depois de registrar o domínio e fazer o redirecionamento, é possível definir no painel de controle do wordpress qual o domínio principal, ou seja, aquele que será exibido na barra de endereços do navegador. Eu mudei para o blogdocaze.com.br, ou seja, não aparece mais o endereço do wordpress (mesmo estando hospedado em seus servidores). 🙂


Veja Também:

64 Replies to “Site “.com.br” hospedado no wordpress”

  1. Primeiramente gostaria de agradecer pelo instrução de DNS no registro.br! Sinceramente nunca iria imaginar que teria um segredo (detalhe) para resolver essa situação rsrs… e deu certo! Porém, gostaria de saber se preciso aguardar para que o serviço de mapeamento do wordpress funcione, pois quando tento mapear meu dominio, aparece a seguinte mensagem: “This transaction cannot be processed”

    Já aconteceu com vocês?!

  2. Cara, eu fiz os passos contrários aos seus. Primeiramente comprei um dominio .com no wordpress e depois quis botar um .com.br. Daí comprei no registro.br e mapeei igual você ensinou nesse post. Minha dúvida é eu tenho que comprar o .com.br no wordpress mesmo já tenho comprado o .com lá?

  3. Cara,
    Sensacional a sua ajuda!
    Estava há dias tentando solucionar esse problema de ter um domínio .com.br no meu blog do wordpress e não conseguia respostas efetivas. Quase contratei os serviços de um servidor do UOL… Segui todos os passos que vc sugeriu acima e consegui mudar o DNS no registro.br.
    Valeu mesmo!
    A única coisa é que o suporte do WP demorou um dia na resposta e não apenas 10 minutos como foi com vc. Vou aguardar as duas horas pedidas pelo registro.br para o processamento e, em seguida, farei a compra do serviço de Domain Mapping.
    Muito, muito obrigada,
    Cris

  4. Olá cara… tudo bem?

    Ótimo post, acredito que irá resolver meu problema. Porém, entrei no endereço que vc informou para entrar em contato com o wordpress.org, mas eles não apresentam formulario de contato ou sequer um e-mail para contato… é isso mesmo? existe uma outra forma de eu entrar em contato com eles para fazer essa solicitação?

    grato!

  5. Vlw André. Cara, só mais uma dúvida, mesmo eu tendo pago os $12 por ano, fiz o teste aqui e quando entro meusite.com.br ele vai pro blog, tudo certinho, porém no navegador lá em cima, ele redireciona e fica aparecendo meusite.wordpress.com.br, é normal isso? ou tem que fazer alguma coisa pra não aparecer?

    Abs

  6. Em primeiro lugar, parabéns, pela explicação.

    Já mandei a mensagem pro suporte, estou aguardando o retorno.

    Mas fiquei com uma dúvida apenas;
    Eu já tenho meu domínio ‘.com.br’ registrado no Registro.br, já pago e tal.

    Ai no caso teria que ser pago mais $12 para o WordPress, pra eu poder usar o blog com o .com.br???

    Obrigado

  7. Bom dia cara, informação Genial
    o meu unico problema é em entrar em contato com a equipe do wordpress
    tenho um dominio para meu blog, mas nao encontro onde enviar a solicitação para mudar a Zona.
    É possivel me mostrar onde ?
    Vlw 🙂

    1. Você pode fazer seu próprio e-mail (como no seu exemplo contato@br952.teste.website) pelo Google Apps. Este serviço tem uma versão grátis, com 7 Gb de armazenamento e até 10 contas de e-mail por domínio. Além disso, você pode acessar sua caixa de entrada pelo Gmail ou por gerenciadores como o Outlook ou o Thunderbird.

      Eu fiz e não me arrependo. Passo maior credibilidade aos meus clientes e possíveis clientes usando gratuitamente o melhor serviço de e-mail que conheço. A configuração é meio complicada para nós leigos, mas eu consegui editar o DNS certinho com a ajuda de alguns tutoriais.

      Boa sorte. Um abraço.

      1. Legal Icaro! Não sabia que no Google Apps tinha esse serviço gratuito. A empresa onde trabalho tem todas as contas de email dos funcionários desta maneira…. fica tudo no gmail mas o endereço é @nomeDaEmpresa.com.
        Vou me informar melhor e aproveito pra fazer um Tutorial. Obrigado! Abraços!

  8. Parabéns pelo post. Foi o primeiro a me esclarecer.

    A minha dificuldade está sendo colocar os endereços: ns1.wordpress.com, ns2.wordpress.com, ns3.wordpress.com; no Registro.br. Sempre dá erro.
    Deixo a opção: Utilizar os servidores DNS do Registro.br; marcada e clico em: Salvar e editar DNS. > Depois clico em: + Record; e adiciono o primeiro digitando “www”, usando CNAME e colocando o primeiro: ns1.wordpress.com. Faço isso e clico em Salvar e dá certo. Quando vou repetir o processo para os outros dois dá a mensagem: Erro ao adicionar Resource Record.
    Alguma idéia?
    Abraço.

      1. Cara, fiz e eles me mandaram a seguinte respostas: “I’ve added the Zone Record for your domain. You should be able to map it now.”
        Porém um colega de outro blog orientou para eu desmarcar: “Utilizar os servidores DNS do Registro.br.” Daí, ao desmarcar, apareceram as opções para o Master e Slaves. Consegui colocar os dns do WordPress e vou agora aguardar as 2 horas.
        Abraço.

  9. Cara, o meu nao aparece isso não, e isso que tenho meu site no wordpress. Talvez seja a empresa de hospedagem tua, eu faço a minha na inter.net, e nunca me apareceu isso, talvez seja porque eles o quanto ates já criaram meu dominio.

    1. Oi Flavio, no meu caso eu não tenho empresa de hospedagem, assim gasto menos!
      O post mostra como ter o seu blog criado no próprio http://wordpress.com/, com um domínio “.com.br” e sem a necessidade de hospedar em outro lugar (o blog fica no servidor do wordpress mesmo).
      No seu caso você precisa pagar o serviço da “inter.net” e o registro, eu paguei apenas o domain mapping (que custa menos que uma hospedagem) e o registro.
      Hospedar em um servidor externo também tem suas vantagens, mas você paga mais.

Deixe uma resposta