Tutorial: Criar pendrive bootável com Linux

Agora que já sabemos como instalar Windows pelo pendrive, chegou a vez do Pinguim! Neste tutorial vamos aprender a criar um pendrive de boot via USB com Linux, para qualquer distribuição à sua escolha. Lembra do Live CD? Pois é… ele evoluiu e agora está no pendrive!

Vamos precisar de:

  • 1 pendrive formatado. A capacidade de armazenamento vai depender da distribuição que você deseja instalar… normalmente 1 GB é suficiente (afinal um Live CD tem no máximo 700 MB).
  • Programa UNetbootin. Este programa muito simples vai fazer todo o trabalho.
  • Opcional: Imagem ISO da distribuição Linux que desejar. Este item é opcional pois o programa UNetbootin pode fazer diretamente o download de dezenas de distribuições como: Ubuntu, Fedora, Debian, Puppy entre muitas outras.

Procedimento:

O programa não necessita instalação, é executado diretamente. Neste tutorial estou utilizando a versão 4.94 (última disponível até a data deste post). Veja como a interface é simples:

  • Escolha a distribuição desejada e a versão de sua preferência nas caixas de seleção superiores
  • No item Unidade (parte inferior) selecione a unidade correspondente ao pendrive formatado
  • Clique em OK


Repare na imagem acima que eu optei pelo Ubuntu 10.04 Live. Neste caso o download da distro Linux será realizado automaticamente. Caso você já tenha uma imagem ISO, selecione o item Imagem de disco e informe o arquivo.

Aguarde o download e a transferência dos arquivos para o pendrive.

Quando terminar, opte por Sair ou Reiniciar Agora.

Configure o boot pela USB na máquina onde deseja utilizar o pendrive que preparamos… pronto! Ao reiniciar seu Linux será carregado.

Dúvidas? Críticas? Elogios? Comente o post!

2 Replies to “Tutorial: Criar pendrive bootável com Linux”

Deixe uma resposta