Tutorial: Como transformar CD em mp3

Neste tutorial vamos aprender a converter CD’s de áudio (arquivos .cda) em arquivos mp3. Esta tarefa também é conhecida como rippar o CD.

Vamos utilizar o programa gratuito FreeRIP MP3, versão 3.6 (última disponível até a data do post).

Procedimento:

A instalação é bastante simples, no esquema Next>Next>Finish. Eu recomendo apenas configurar as opções de instalação como na figura abaixo, para não inserir propagandas e coisas desnecessárias:

Ao final da instalação você será convidado a se registrar no site do programa, o que não é necessário.

Depois de instalado, o programa já está pronto para converter os CD’s em mp3, mas antes disso vamos dar uma olhada nas configurações principais. Acesse o menu Arquivo > Configurações > Opções… e clique na aba Saída.

Configuração dos arquivos de Saída

Opções principais (figura acima):

  • Codificação Padrão: Corresponde ao formato do arquivo a ser gerado, neste caso o MP3. O programa também suporta WAV, WMA e outros.
  • Caminho do Diretório de Saída: Pasta onde serão gerados os arquivos. Escolha a pasta de sua preferência.
  • Formato do nome do arquivo de saída: Corresponde a como devem ser nomeados os arquivos de áudio que serão gerados. Escolha um formato de sua preferência.

Convertendo o CD:

Abra o programa e insira o CD que deseja transformar em MP3 (ou no formato definido na configuração Codificação Padrão). O disco será carregado automaticamente, como na figura abaixo:

Alguns discos já possuem informações como o cantor e nomes das músicas, em outros casos o programa pode se conectar na internet para buscar as tags ou podemos editar manualmente nos campos de Tags de informações (lado direito).

Selecione as faixas que deseja converter (normalmente todas 🙂 ) e clique no botão Converter as Faixas Selecionadas para o Formato Padrão (é o botão com um desenho de um CD e uma seta azul).

Aguarde o fim da conversão e pronto! Os arquivos mp3 estarão no diretório de saída (configurado anteriormente).

Dúvidas? Críticas? Elogios? Comente o post!

Deixe uma resposta