Tutorial: iGO 8.3 completo para NAVCITY Way30 ou Way40

Já vimos aqui no Blog do Cazé uma maneira de instalar o iGO junto com o RotaCerta no GPS NAVCITY. Acontece que o iGO é tão superior, que provavelmente você nem se lembre de acessar o menu do RotaCerta. Pensando nisso, criei e estou disponibilizando para download a instalação de um pacote completo destinado ao GPS NAVCITY Way30 (que também serve para outros aparelhos NAVCITY, como o Way40).

O pacote é composto de:

  • iGO 8.3
  • Mapa Brazil 2011.03 TomTom (TeleAtlas)
  • Radares MapaRadar (Atualização de 18/11/2011)
  • Skin Gurjon 6.18
  • Pacote de Voz Gabriela TTS 1.5
  • Carros 3D

Um pacote completo, e com instalação muito simples! É tudo o que você precisa para transformar o NAVCITY Way30 em um aparelho realmente eficiente!

Download:

iGO 8.3 para NAVCITY: http://www.mediafire.com/download/d9wkuz5gcyz8c85/GPS_Completo.rar

Instalação:

1) Conecte o GPS ao computador e ligue o aparelho.

2) Apague todos os arquivos do aparelho, ou faça a formatação do GPS em formato FAT32, conforme figura abaixo:

3) Extraia o arquivo do download (iGO_Way30_Way40.zip) e copie a pasta MobileNavigator para o diretório raiz do seu GPS. A única pasta necessária no GPS é a MobileNavigator, com seu conteúdo.

4) Desconecte o aparelho do computador e pronto!

Problema Comum:

Caso o aparelho não encontre o sinal ou o receptor GPS (ícone de um satélite com um “X” vermelho no canto superior esquerdo):

  • Ligue o aparelho e faça o reset, apertando o pequeno botão que fica na lateral (abaixo da entrada de fone de ouvido)
  • Acesse as configurações na tela inicial (antes de entrar no iGO) e ajuste a Data e Hora para o dia atual e fuso horário GMT-3 (Brasília)
  • Entre no programa de Navegação (iGO)
  • Ajuste a hora também no iGO: Menu > Opções > Idiomas/Unidades > Opções de Hora e Fuso Horário. Deixe marcado apenas “Auto Correção” e defina o fuso (GMT-03:00) Brasília
  • Acesse: Menu > Opções > (seta para a direita) GPS
  • Desmarque a opção “GPS Ativado”
  • Clique em “Auto Detectar” (botão do lado inferior direito)
  • Aguarde detectar e reative a opção “GPS Ativado”

Configuração específica para o NAVCITY WAY40:

  • Abra o arquivo system.ini que está na pasta MobileNavigator/save
  • Procure por [rawdisplay]
  • Altere as linhas conforme abaixo:

[rawdisplay]
class=”landscape”
screen_x=480
screen_y=272

Atualização:

Não esqueça de atualizar frequentemente os radares, veja em: Atualização de Radares para iGO

Dúvidas? Críticas? Elogios? Comente o post!

396 Replies to “Tutorial: iGO 8.3 completo para NAVCITY Way30 ou Way40”

  1. Amigo, parabéns ! Consegui ressuscitar meu Navcity Way30 com seu tutorial e o navegador novo. Muito obrigado… e o meio ambiente agradece, pois não o joguei fora pra comprar um novo !

    1. Taí uma boa observação: o meio ambiente agradece. Eu atualizo GPS pra quem não consegue, e arrumo celular e smartphone também. Acho que estou fazendo a minha parte, evitando a produção desnecessária de um lixo altamente poluente. Pena que nem todos pensam assim!

  2. Pessoal, é o seguinte:
    1- Parabéns pelo Blog. Show de bola.
    Vai uma dica:
    Instalei o IGO 8.3 no meu navcity NC450, porém, a tela ficou pequena, então, fiz o seguinte:
    – Abri o arquivo system.ini que está na pasta MobileNavigator/save
    e acrescentei (digitando embaixo do class “landscape” o texto abaixo:
    screen_x=480
    screen_y=272
    Funfou de boa. Espero ter ajudado.

  3. Olá amigo, tudo bom????

    Uso o IGO 8.3 a muito tempo no WAY40 gracas ao seu tutorial e frequentemente atualizo os radares. Mas onde baixo e como instalo as atualizações de mapas???

    Abraços

    1. Também estou com esta dúvida. Baixei os arquivos e deu tudo certo, menos a tela que não consegui ainda colocar no tamanho certo. Mas como o tutorial é de 2011, penso que já deve haver um mapa mais novo… como fazer para atualizá-lo? A minha rua, por exemplo, é relativamente nova (5 anos), e ela não aparece no mapa…

  4. Saudações!
    Segui os procedimentos, o IGO funcionou, mas o Rota Certa não abre (se renomeio as pastas funciona…) Alguma dica para resolver? Obrigado Solis

    1. Olá! Muitos usuários do RotaCerta tem reclamado disso, acho que mudaram alguma coisa no programa. Eu sinceramente recomendo usar só o iGO que é bem melhor.

  5. olá a opção de rota do igo no meu way 30 nao fica disponivel e tentei mudar a hora de todas as formas aqui mostradas e ainda continua mundo para 2020 a data e horario muda para qualquer hora que nao seja a exata

  6. Informação que vem no zip, que funcionou comigo:
    ——————————

    Para o aparelho Way 40:
    Seguir o mesmo processo e:
    Abra o arquivo system.ini que está na pasta MobileNavigator/save.
    Procure por [interface]
    Adicione a seguinte linha logo abaixo de [interface], caso ja exista, só altere-a:
    resolution_dir=”480_272″

    —————-

    Sobre a data errada:

    Estava perdendo a hora toda vez que ligava, indo para 2020, verifiquei que não encontrava o GPS, daí entrei nas configurações do iGo (menu config) e mudei os parametros do GPS, porta 2.

    Tudo funcionando blz.

  7. Eu consegui deixar a resolução em tela cheia, mas o meu sinal de satélite não está aparecendo. Não consigo seguir a recomendação descrita no tutorial (problema comum), pois simplesmente não consigo entrar em DATA E HORA, clico, mas não responde, enquanto todas as outras opções (como brilho, volume, idioma, etc..) funcionam normalmente. Se alguém puder ajudar, agradeço.

  8. O meu gps é way 55 e, após várias tentativas, consegui deixar a resolução em tela cheia. Basta acrescentar algumas linhas de comando no arquivo system, localizado na subpasta save do MobileNavigator. Tem que ficar assim:

    [interface]
    theme=”skin\GJ6.18p_da.zip”
    resolution_dir=”480_272″

    [rawdisplay]
    class=”landscape”
    screen_x=”480″
    screen_y=”272″

  9. Boa tarde galera!!! alguém sabe o que fazer para o horário do NavCity??? o meu way 30 quando acha o sinal, pega um horário de 2032 ou 2020. Já fiz de tudo e não consegui nada. já alterei o txt, já formatei, só faltou jogar no chão ou na parede…..

    apesar disso, está rodando com o Rota Certa e com o iGO 8.3, perfeitamente……

    abraços,
    Leonardo (leonardosemog)

  10. Prezados,.

    Não localizei na pasta que baixei o arquivo onde digitar o comando sugerido para que o igo8 inicie pelo cartão de memória.
    Meu aparelho é um way40, o gps funciona, mas sempre acusa memória insuficiente.
    O que vcs sugerem?
    Grato!

  11. Acabei de fazer a atualização no way 40, porém ao tentar abrir o arquivo recomendado para inserir a mudança de tamanho da tela, o meu computador não reconhece pois o arquivo é .bak então abrir com bloco de notas alterei e salvei, porém a tela de visualização do igo continua aparecendo pequena no way 40.

  12. Gostaria de uma ajuda, fiz todo o processo para meu way 40, mas quando vou em navegação ele não carrega nada continua sempre na tela inicial, o que faço?

  13. Fiz todo o procedimento e deu tudo certo. Funciona perfeitamente, mas faz duas semanas que tento abilitar o aviso de radares por voz e não conssigo. Será que essa versão do Igo avisa os radares por voz? Obrigado!

    1. Finalmente conseguí! Fui na pasta Audio do Igo8.3.5 e copiei para o Igo8.3.4 que tava no Navcity e copiei também o pacote de voz atualizado, Voice_Por-bra-f1-Gabriela 1.9 para a pasta iGO8.3\content\voice. A pasta Audio, contem duas pastas de audio Ru, que é a linguagem Russa, então é so ir nas configuração de alerta de voz e escolher o idioma Russian female. Obrigado!

  14. ah.. agora tah baixando! Demorei um pouco pra entender a lógica do site de armazenamento pq ele ficava querendo que baixasse um arquivo .exe, mas achei o caminho! valeu!

  15. Olá !!!
    Navcity Way 40
    Se eu apagar os arquivos do meu GPS ou formatar (cfe. “instalação 2”) ) e depois eu não consiga instalar o IGO há a possibilidade de retornar com os arquivos do Rota Certa ????

  16. Já li todos os posts e não existe em lugar algum alguém explicando como instalar o igo8.3 no cartão de memória… alguém poderia ajudar?

    Gostaria de instalar no cartão de memória pois o gps way40 fica informando a todo momento a falta de memória… Alguém que conseguiu instalar no cartão de memória pode ajudar?

    Grande abraço e agradeço a atenção!

    1. Daysan, olhe no post que instala o iGO e Rotacerta juntos… é possível editar para usar do cartão:

      No arquivo L1_Main.ini da pasta \MobileNavigator\Apps\ do GPS a linha
      Command = \ResidentFlash\igo8\igo8.exe
      mude para
      Command = \SDMMC\igo8\igo8.exe

    1. Amigo, fiz tudo certinho porem o way40 nao carrega o programa.Na tela principal aparecem tem icones: Navegação, Musica e Configurações. Clico no Navegação e nada acontece. Qual seria a solução?

      1. A execução procura o arquivo MobileNavigator.exe para iniciar. Pode ser que no seu modelo de GPS, o arquivo original da NAVCITY tinha outro nome. Verifique e renomeie.

  17. amigo fiz todos procedimentos com bastante atenção mas nao conseguir resolver esse lance da resolução no way 40 fica pequena a tela ja fiz de tudo te peço para postar pra galera o arquivo sistem.ini ja configurado para way 40 te agradeço

  18. Olá, boa tarde,

    Fiz todos os procedimentos indicados, porém a resolução, não muda, e quando altero para [rawdisplay]
    class=”landscape”
    screen_x=480
    screen_y=272

    o Igo não funciona, o que devo fazer?

  19. Olá! Meu aparelho GPS é outro, é um Apontador Slimway Plus e gostaria de saber se posso usar estes arquivos para mudar meu navegador e se o procedimento é o mesmo?

    desde já agradeço!

  20. Olá. Tenho um NaciCity way40 e fiz o procedimento acima. Não tive problemas com a resolução e nem com o tamanho da tela. Funcionando tranquilamente…

    Só que aconteceu o seguinte: tenho 2GB de memória interna no GPS e tem utilizado cerca de 350MB mas quando vou calcular uma rota de cerca de 250KM ele aparece “Memória insuficiente tente ajustar o método nos ajustes de rota”.

    Tentei uma rota de 60KM e foi tranquilo…
    Alguém tem alguma ideia?

  21. Olá! Instalei no meu Navcity Way 55 e está ótimo. Excelente post e me ajudou muito. Já arrumei a resolução da tela, tudo certinho. Só não consigo fazer funcionar a voz. O meu Igo 8.3 está mudo. Alguém pode me ajudar?

    1. olá Alessandro, tudo bem? Eu acabei ferramento o meu WAY 55 você não teria como fazer um backup da pasta da memoria flash do teu GPS e postar em algum lugar para que eu tenha os arquivos ocultos dele?

      Um abraço,

      Israel

  22. Opa, consegui instalar certinho, porém fui fazer um teste e me ocorreu um erro:

    ”Error: Out of memory
    requested 16896 cache 568518”

    Sabe o que pode ser?

      1. O meu GPS (way 40, veio com o rotacerta e instalei o iGo como manda este tutorial) também tá dando essa mensagem direto, só os valores mudam. Esta mensagem aparece principalmente quando mudo para o modo “cockpit”.

        Também aparece “Memória insuficiente tente ajustar o método nos ajustes de rota”, quando caulculo uma rota.
        Meu GPS tem mais de 1GB livres…

        Abraço!

  23. Depois que segui todas as instruções, percebi que o navegador NÃO é mostrado em tela cheia.
    Como faço para utilizar o sistema em tela cheia?????

  24. Muito bom seu site… parabens mesmo!
    depois de bastante trabalho e a colaboração do seu pacote IGO + tutorial, meu way 30 ta funcionando beleza!

    Vlw cara

    1. olá, instalei o igo 8.3 no meu way 30. estou ainda em processo de aprendizagem do igo, pois tinha antes o rota certa. porem, nao estou conseguindo sincronizar o horario do aparelho e do software. e no software, o icone pra alterar o horário é inoperante, ou seja, apenas muda o horario conforme mudo o fuso horario, logo acima. por exmplo: coloquei o fuso horario de brasilia (GMT – 03:00), sendo que meu horario local era 13 e 30 horas, porem ficou narcado como 18 e 45 horas. e ai nao consigo alterar o horario para deixar atual. e toda vez que mudo o fuso horario do software, altera automaticamente o do aparelho e vice-versa. alguem poderia me dar uma dica de como ajustar e sincronizar os fusos horarios e os horarios no aparelho e sftware? muito obrigado pela atenção.

      1. Olá Cássio.
        caso tenha conseguido mudar o horário, pode passar o procedimento. Tenho o mesmo problema que o seu. obrigado.

Deixe uma resposta