Promoção Amazon: Alexa Echo + Lâmpadas Positivo. Bug ou falha de comunicação?

Na madrugada do dia 04/02/2021 os amantes da Alexa e automação residencial fizeram milhares de pedidos na promoção “R$150 de desconto na Echo 4ª Geração ao comprar junto a Lâmpada Positivo”.

Ao fechar a compra, cada lâmpada adicionada ao carrinho resultava em R$150 de desconto na Echo (que tem o valor original de $750), um BAITA DESCONTO.

1. Divulgação não-oficial realizada no grupo do Facebook – Amazon Alexa Brasil

Muita gente comprando e compartilhando que “deu certo” durante toda a

madrugada. Muitos com receio de ser um erro no site, outros confiando em uma “promoção maluca”, mas de qualquer forma imaginando que a Amazon iria honrar as entregas. Os cartões de crédito estavam sendo debitados e as encomendas despachadas. O estoque chegou a acabar, mas os pedidos seguiam (a previsão de entrega era na primeira semana de março). No início da manhã do dia 04/02/2021 o site foi alterado e os clientes não conseguiram incluir mais de uma lâmpada no carrinho de compras.

Ao final do dia 04, começou o alvoroço! E aí teve de tudo! Todos os casos possíveis:

  • Pedidos cancelados e estornados integralmente.
  • Pedidos onde cancelaram as lâmpadas mas enviaram a Echo.
  • Pedidos onde tiraram o valor do desconto e passaram a cobrar a Echo integralmente.
  • Pedidos que entregaram só as lâmpadas e cancelaram a Echo.
  • Pedidos recebidos com o desconto.
  • Pedidos recebidos e estornados (ficou tudo grátis!)
  • Pedidos com a entrega suspensa.
  • …Tudo o que você puder imaginar aconteceu, reportado pelos usuário no grupo Amazon Alexa Brasil do Facebook.

O fato é que a Amazon identificou a suposta promoção como “erro de processamento do pedido” e passou a cancelar tudo e estornar. Abaixo o e-mail que os consumidores receberam:

2. E-mail de cancelamento da Amazon

Um ponto de atenção: os pedidos cancelados simplesmente desaparecem da conta Amazon. A única prova que o pedido existiu é o e-mail da confirmação da compra.

Vamos aos termos e condições da oferta:

3. Termos e Condições da promoção

Note que nos termos e condições, temos:

  • …o cliente deverá selecionar 1 unidade do Echo (4ª Geração) e 1 unidade da Lâmpada inteligente Positivo…
  • A promoção se aplica a cada múltiplo de 2 (Echo + Lâmpada)…

As condições acima sustentam a tese de “erro no site”, restando aos consumidores os pedidos cancelados e estorno. Porém, um dos anúncios compartilhados não foi claro em relação ao desconto, veja abaixo:

4. Captura de tela compartilhada no site pelando.com.br

A maioria dos clientes entende que “Economize R$ 150 em Echo PARA CADA Lampada”, resulta em um desconto cumulativo, contraditório aos Termos & Condições e aderente ao valor cobrado ao comprar 5 lâmpadas.

O descontentamento aumentou, quando os primeiros pedidos não-cancelados foram entregues, ou seja, alguns clientes se beneficiaram do preço promocional:

Muitas pessoas interpretam que a imagem 4 (acima) e o recebimento dos produtos por alguns consumidores, sustentam o direito ao desconto e estão procurando o Reclame Aqui, Procon e Juizado Especial Cível.

Na minha visão de desenvolvedor de software: Foi pura falha de comunicação! Se a imagem 4 é realmente verídica, a equipe de tecnologia implementou o desconto corretamente e trata-se de um erro na especificação da promoção. Olha aí a bagunça que gerou… rs. Clientes descontentes, custos desnecessários, burocracia jurídica e por aí vai…

Todas as informações e imagens deste post foram obtidas em sites públicos. Este blog não tem responsabilidade em relação aos dados compartilhados pelos clientes ou pela Amazon.

Em caso de novas informações este post será atualizado.

Sites referenciados:

Este post tem objetivo informativo e apresenta minha opinião pessoal como desenvolvedor de software, sem julgamento moral ou jurídico.

=== ATUALIZAÇÕES ===

  • Alguns clientes receberam os produtos, mesmo após cancelamento pela Amazon. Acredito que por questões logísticas, a entrega foi realizada mesmo após o estorno do pedido.
  • Em alguns casos enviaram apenas a Echo com valor reduzido da nota fiscal:
  • A Central de Vendas da Amazon tem informações que passaram a ser compartilhadas por muitos clientes insatisfeitos:
  • Os pedidos cancelados voltaram a aparecer no site, no filtro de “Pedidos Cancelados”.
  • Alguns clientes conseguiram o preço promocional, por meio da Central de Atendimento:
  • Clientes que tiveram o pagamento estornado mas receberam os produtos entraram em contato com a Amazon. De “boa fé” essas pessoas informaram o ocorrido e solicitaram informações de como re-fazer o pagamento. A Amazon reconheceu o erro e os produtos enviados não serão bloqueados e não podem ser cobrados, ficaram como um presente:

Aconteceu com você? Comente o post! 🙂

13 Replies to “Promoção Amazon: Alexa Echo + Lâmpadas Positivo. Bug ou falha de comunicação?”

  1. Aqui e Pedro terto da Silva eu comprei uma mínima câmera de monitoramento foi pago pelo boleto dia 7 de julho de 2023 data de entrega dia 9 ou dia 14 de agosto comerei aprocura no dia 8 de agosto no correio da cidade de São Sebastião Alagoas Brasil tive eformado que dia 10 tinha voltado

  2. Eu tive meu pedido cancelado, mas não vi em nenhum lugar essa mensagem falando de R$150 de desconto a CADA lampada, parece ser fake, veja que o nome da imagem é “edited”…sei lá

  3. Já vi muita falha sistêmica, mas a Amazon… Estão de parabéns! PQP! Tbm, o suporte vem da bosta da Costa Rica… Preciso falar mais alguma coisa?

  4. Boa síntese, estou sendo lesado. E fora todas essas falhas, a amazon cobrou sem minha autorização a diferença de R$ 304,00 e a atendente quando questionada sobre esse valor extra, justificou que por causa do erro no sistema deles identificado, se tem limite no cartão o valor foi debitado vide o aumento depois de corrigido o problema. Só percebi a cobrança extra por que observei a fatura do.meu cartão.

Deixe uma resposta