Qual a diferença entre Lead Time e Cycle Time?

Existem algumas divergências na literatura (principalmente falando de kanban na manufatura e o Lean Software Development dos Poppendieck), mas no Método Kanban de David Anderson costumamos usar assim:

Lead Time Cycle Time Customer Lead TIme

Lead Time: Do ponto de compromisso (commitment point) até ficar pronto. Começa a contar quando se compromete com a demanda (replenishment) até a entrega.

Cycle Time: É um tempo de ciclo entre quaisquer fases. Exemplo: Cycle Time de Desenvolvimento, Cycle Time de Homologação, Cycle Time de Revisão de Código. Cycle Time é avaliado entre dois pontos que você escolher.

📦 Customer Lead Time: O tempo que leva para você suprir uma necessidade, normalmente do cliente, pensando desde quando minimamente você sabe o que quer até quando entrega. Customer Lead Time começa a contar em Upstream, em uma coluna onde existe minimamente clareza (ou suspeita) de algum desejo que se decidiu por implementar.

🟢🔵 Na imagem: Os pontos verdes podem ser quaisquer colunas a sua escolha. O ponto azul é onde você tem a ideia do que precisa.

A unidade de medida mais comum para todos os casos é “dias corridos”.

Como diz meu amigo Celso Martins , o Lead Time é um Cycle Time especializado, com início e fim bem definidos.

Post original no Linkedin: https://www.linkedin.com/posts/andresuman_kanban-activity-6786628796071116800-3acy

Dúvidas? Críticas? Elogios? Comente o post!

One Reply to “Qual a diferença entre Lead Time e Cycle Time?”

Deixe uma resposta