Existem algumas divergências na literatura (principalmente falando de kanban na manufatura e o Lean Software Development dos Poppendieck), mas no Método Kanban de David Anderson costumamos usar assim:
⏰ Lead Time: Do ponto de compromisso (commitment point) até ficar pronto. Começa a contar quando se compromete com a demanda (replenishment) até a entrega.
⏱ Cycle Time: É um tempo de ciclo entre quaisquer fases. Exemplo: Cycle Time de Desenvolvimento, Cycle Time de Homologação, Cycle Time de Revisão de Código. Cycle Time é avaliado entre dois pontos que você escolher.
📦 Customer Lead Time: O tempo que leva para você suprir uma necessidade, normalmente do cliente, pensando desde quando minimamente você sabe o que quer até quando entrega. Customer Lead Time começa a contar em Upstream, em uma coluna onde existe minimamente clareza (ou suspeita) de algum desejo que se decidiu por implementar.
🟢🔵 Na imagem: Os pontos verdes podem ser quaisquer colunas a sua escolha. O ponto azul é onde você tem a ideia do que precisa.
A unidade de medida mais comum para todos os casos é “dias corridos”.
Como diz meu amigo Celso Martins , o Lead Time é um Cycle Time especializado, com início e fim bem definidos.
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