Aula de Sanfona: Mapa dos baixos

Uma das frases que o sanfoneiro mais ouve dos amigos é: Pra que servem todas essas bolinhas?

Bom… as “bolinhas” são os baixos da sanfona (mão esquerda), e neste post pretendo ajudar outros iniciantes a entenderem como funcionam e como tocar. Os baixos são responsáveis pelo acompanhamento da música… sanfoneiro que é sanfoneiro tem que saber tocar os baixos (ou então é melhor comprar um teclado 🙂 ).

Existem sanfonas com 8 baixos, 24 baixos, 48 baixos e mais uma grande variedade. As mais comuns são as de 80 e 120 baixos (que os sanfoneiros das duplas sertanejas utilizam)… ou seja… 120 “bolinhas pra apertar”… e cada uma é uma nota! Neste post estamos focando nas sanfonas de 80 e 120 baixos pois são estas que a grande maioria dos amigos do blog do Cazé possuem.

Na sanfona existem 3 “baixos furados” para ajudar na identificação:

  • (central)
  • Mi (4 baixos acima do Dó)
  • Lá bemol (4 baixos abaixo do Dó)

Cada diagonal de baixos corresponde aos acordes de uma mesma nota, como podemos ver na figura:

Repare que para cada nota do baixo fundamental temos uma correspondência na diagonal:

  • Primeira linha – Contra-baixo (essa é a terça da nota fundamental).
  • Segunda linha – baixo fundamental
  • Terceira linha – acorde maior
  • Quarta linha – acorde menor
  • Quinta linha – acorde sétima dominante
  • Sexta linha – acorde sétima diminuto (a sanfona de 80 baixos não tem)

Por exemplo, se uma música tem como acompanhamento o Lá menor (Lá m), devemos fazer o ritmo utilizando o baixo fundamental (segunda linha) e o baixo do Lá menor (quarta linha) na diagonal correspondente ao .

A sequência das diagonais dos baixos também segue uma lógica. A sanfona “sobe em quinta” e “desce em quarta”, ou seja, para cada baixo fundamental a nota imediatamente acima é a sua quinta e a nota imediatamente abaixo a sua quarta. Repare na figura anterior:

  • Se estamos em , escorregando as mãos para o próximo baixo acima, vamos para Sol (que é a quinta do Dó)
  • Se estamos em , escorregando as mãos para o próximo baixo abaixo, vamos para(que é a quarta do Dó)

Obs: Quinta corresponde à quinta nota na escala correspondente. Como a escala de Dó é formada por: Dó, Ré, Mi, Fá ,Sol, Lá e Si. A quinta de é o Sol, a quarta o , a terça o Mi e assim por diante. O mesmo raciocínio se aplica para as escalas de todas as notas.

Entendendo a lógica de posicionamento dos baixos, fica mais fácil para tocar e aos poucos se pega a prática. No início é legal ter sempre a mão um “mapa” de posicionamento das notas… com o tempo o sanfoneiro acaba decorando (eu tenho um impresso na minha pasta de músicas para evitar um “branco” :P), estou disponibilizando para download (retirado do método Wenceslau Raszl):

Devido ao grande sucesso deste post, fiz o complemento em vídeo. Acesse o link abaixo para ver o post completo:

 

Veja também: Escala Maior e Escala Menor

Referências:

Dúvidas? Críticas? Elogios? Comente o post!

307 Replies to “Aula de Sanfona: Mapa dos baixos”

  1. olá, eu tenho uma sofona de 80 baixos(Marca: Michael), eu queria aprender, na parte dos teclados eu sei, mas o que eu não sei é na parte dos baixos, e sei pouco ler partituras, vc sabe algum site que ensina ler partituras e que mostre como tocar nos baixos?

  2. bom dia, gostei muito do seu video, gostaria de saber, eu comprei um acordeon de 48 baixos, e nao estou encontrando todos os baixos: exempl o SI nao entendo onde q fica.

  3. Eu depois que assisti esse seu vídeo, fiquei até sorrindo, pois não é tão difícil quanto eu pensava não, estou partindo para a primeira aula, apesar de já tocar violão…Abraço

  4. amigo porque tem hora que voce faz o acompanhamento de uma nota e de outra não ex. o MI o acompanhamento que digo é tipo a terça da nota NÃO ENTENDI ESSE PEDACINHO mas a explicação é nota 20. obrigada

  5. Olá, tudo bem?! Tem um colega meu que quer vender uma Sanfona Mascarenhas de 80 baixos, tentei procurar na internet informações mas não consegui. Você conhece esta marca?

  6. Olá, amigão. Uma ajuda aí para um estudo mais amplo de teoria. Na verdade eu também aprendi que pra baixo de Dó se contava em quartas. Na realidade tanto pra cima quanto pra baixo os intervalos são em quinta. Na teoria musical clássica, com partitura, os bemóis são nomeados tais quando o músico desce a escala. Pra resumir conta-se 5 graus da escala maior pra cima e 5 graus da escala maior (descendente, lógicamente) pra baixo. Ex.: Dó, Sib, Láb, Sol e Fá (o quinto grau ‘descendente’ da escala maior de Dó) e assim por diante.
    Espero ter ajudado na parte teórica, que é muito importante!

  7. Olá galera gostei muito deste site e tenho uma dúvida, quero aprender a tocar acordeon para tocar com os amigos e ouvi falar bem da sanfona de 4 baixos, será que ela é boa pois não entendo quase nada destes aparelhos, e realmente gostaria muito de aprender.

  8. Olá amigo.
    Há muita diferença entre o acordeon de 60 e o de 80 baixos? Para iniciante, qual é o recomendável? Vale a pena adquirir um de 60 somente pelo menor preço ou não compensa?
    Parabens pela iniciativa. Pretendo aprender assistindo suas video-aulas.
    Obrigado.
    leydassilva

  9. Mandei reformar uma sanfona todeschini 80 baixos que era do meu pai e estou tentando aprender a tocar pela internet, será que consigo? alguma recomendação de sites com aulas simplificadas?
    Paulo

  10. É o seguinte, Ja toco teclado a algum tempo e agora comprei uma sanfona Dolphin de 80 Bx, Mas como não sou muito familiarizado com o instrumento sentir algumas dificudades em conciliar o teclado com o baixo, mas notei uma coisa tambem , quando toco no baixo , as notas do teclado ficam mais baixas, isso é normal? Vlw caze abraço

  11. André,
    Ganhei uma sanfona antiga da minha Tia e fiquei muito empolgado para aprender a tocar, mandei para o conserto, inclusive, o técnico quando abriu o fole dela, queria porque queria compra-la de mim, é uma Mittimio Soprani (Italiana) 80 baixos, bem antiga.
    Um dos meus maiores problema é que sou canhoto, a parte dos baixos fica do lado direito, você acha que isso quer dizer que eu jamais aprenderei a tocar esse instrumento!!! Ou tenho chances, se for em frente.

    Quando assisti a seus videos, fiquei mais empogado ainda… Quero lutar contra isso (problema de ser canhoto).

    Obrigado e
    Parabéns

    1. Joel, que eu saiba não existe sanfona pra canhoto. Mas já vi sanfoneiros (inclusive o sanfoneiro da dupla Thaeme e Tiago – veja no youtube) canhotos… que tocam com a sanfona de ponta cabeça! Isso mesmo, vire ao contrário… e veja se facilita para você.
      O unico problema é que as notas se invertem, portanto o agudo vai ficar pra cima e o grave pra baixo. Boa sorte!

  12. Muito interessante! Faço aulas a algum tempo, comecei com uma Todeschini 80 baixos, agora comprei uma Silvio Soprani italiana, 120 baixos. Continue postando suas dicas que são uteis de mais a todos nós.

  13. OLÁ,ESTOU QUERENDO COMEÇAR A TOCAR SANFONA HOJE COMPREI UMA TODESCHINI 48 BAIXOS,MINHA DUVIDA MAIOR EH SABER SE VOU PODER TOCAR UM FORROZIN COM ELE SEM PROBLEMAS,VISTO QUE ELA TEM POUCOS BAIXOS.
    AGRADEÇO DESDE JA!

  14. Olá, companheiro, parabéns pela iniciativa tão bem explicada! Além de valiosa sua aula, serviu de incentivo para eu buscar uma sanfoninha pra tocar. Gostaria de saber se a de oito baixos, que foi o primeiro instrumento que toquei quando tinha nove anos, ainda existe e se vale a pena adquirir uma e se há um abismo muito grande entre as outras sanfonas com mais baixos? abração

    1. véi toco a 10 anos a um abismo enorme hehe de 8 pra 120 eu tinha uma 80 e comprei esse dias uma noble 120 e ja senti a diferença mas se vc tiver masde 18 anos deve ter mais de 1,70 vale apenas comprar uma 120

  15. Bom dia, Sou de Vitoria ES e gostaria de aprender tocar sonfona acho muito bonito, porem nunca tive oportunidade hoje me sinto em condiçães de aprender . Qual o melhor caminho,me de uma dica por favor…

  16. Em primeiro lugar parabéns. Maneira legal de ensinar. Gostaria que você me desse uma dica de qual acordeon comprar entre as 2 marcas: MICHAEL ou EAGLE. As duas são montadas na china. Não tenho dinheiro para comprar uma melhor, SCANDALLI ou TODESCHINI.
    Desde já agradeço!
    Forte abraço!

      1. É isso é verdade, cresci vendo meus amigos tocar com gaitas velhas, e muitas vezes com pouco recurso e até no microfone vai embora, e esses tempos vi um cara que comprou ( acho que era uma MICHAEL) nova e eu fui n’um baile deles a gaita do cara saia com um som de lata muito ruim !!!

  17. Muito bom amigo, foi muito esclarecedo essa aula, eu tenho uma base de violãoe estava muito preocupado com os baixos da sanfona,, estou estudando mas ainda não tenho o estrumento, foi muito util grande abç espero mais videos abç

  18. OLA CURTI MUITO ESTE SITE. EU QUERIA SABER SOBRE A TABELA DE BAIXOS DA SANFONA DE 12 BAIXOS.
    VC TEM COMO ARRUMAR ESSA TABELA PARA MIM……. MUITO AGRADECIDO.
    UM ABRAÇO E PARABENS

  19. Grande Cazé comprei um acordeon de 8 baixos pra iniciar, será que não tinha como vc postar ai como funciona os baixos ou então quais são as notas dos 8 baixos. Desde já obrigado

    1. Procure o PIM – Projeto de Iniciação Musical que tem como responsável o cantor Valdir Santos e fica próximo ao Atacadão. Boa sorte!

  20. Cara! muito boa essa sua aula. Sou músico há muitos anos e sempre tive curiosidade de saber como funcionava essa baixaria do acordeon. Muito interessante. Agora estou esclarecido e agradecido. Parabéns.

  21. Ola Caze.
    Toco guitarra a alguns anos e a 1 ano comecei a estudar seriamente. Vi alguns shows e vi seu site me empolguei e comprei um acordeon Mascarenhas para tentar aprender. Porém como estou enrolado com os estudos da guitarra estou vendendo ele. Se souber de alguem fica aqui o meu email oiraul@hotmail.com

    Abraço e parabens pelo site.

  22. Por favor há muito tempo que desejo aprender a tocar acordeon/sanfona, poderia me indicar um modelo , marca e tipo para começar a estudar? e que possa também tocar forró.

    Desde já muito obrigado, aguardo a sua sugestão.

    Dee Machado

  23. Parabens, Video aula nota 10, esclareci minhas dúvidas. Gostaria de aulas sobre acompahamentos de ritmos tais como milonga, xote, forro, e etc…

    Abraços,

  24. Estou querendo aprender a tocar Acordeom, e gostaria de saber qual método me indicaria e onde posso encontrá-lo?
    Sobre os baixos, a fundamental é tocada com o dedo médio ou o anelar?
    Obg!

    1. Jakson, em geral, os baixos fundamentais e contrabaixos se tocam com o 4º dedo, mas eu acho mais fácil com o terceiro. Procure em livrarias por “método acordeon” que você deve encontrar alguns.

  25. Gostei da aula… Dei de presente para meu filho e 10 anos uma sanfona de oito baixo mas não encontro aqui na minha região professores deste instrumento. Existe algum meio, tipo- livros ou aulas a distância – em que possa adquirir para passar para ele? Não sei de onde ele pegou este gosto pela sanfona, mas o importante é ele está motivado e me parece que leva jeito. Desde já, grato e parabéns pela iniciativa.

    1. Parabens, Video aula nota 10, esclareci minhas dúvidas. Gostaria de aulas sobre acompahamentos tais como milonga, xote, forro, e etc…

      Abraços,

  26. estou tentando comprar uma sanfon,a aqui no nordeste por causa do forró as sanfonas sao mega valorizadas. vc encontra uma caindo aos pedaços por até rs: 1.000, e quando for mandar arrumar ela sai por volta de rs:1600 ou até mais, que isso eu gostaria de saber se a sanfona la stradella e de boa qualidade, pois um amigo meu esta vendendo uma por rs:1000, em perfeito estado, ela e de 80 baixos ela é italiana,
    obrigado espero novas aulas suas, parabéns pelo blog.

Deixe uma resposta