Aula de Sanfona: Mapa dos baixos

Uma das frases que o sanfoneiro mais ouve dos amigos é: Pra que servem todas essas bolinhas?

Bom… as “bolinhas” são os baixos da sanfona (mão esquerda), e neste post pretendo ajudar outros iniciantes a entenderem como funcionam e como tocar. Os baixos são responsáveis pelo acompanhamento da música… sanfoneiro que é sanfoneiro tem que saber tocar os baixos (ou então é melhor comprar um teclado 🙂 ).

Existem sanfonas com 8 baixos, 24 baixos, 48 baixos e mais uma grande variedade. As mais comuns são as de 80 e 120 baixos (que os sanfoneiros das duplas sertanejas utilizam)… ou seja… 120 “bolinhas pra apertar”… e cada uma é uma nota! Neste post estamos focando nas sanfonas de 80 e 120 baixos pois são estas que a grande maioria dos amigos do blog do Cazé possuem.

Na sanfona existem 3 “baixos furados” para ajudar na identificação:

  • (central)
  • Mi (4 baixos acima do Dó)
  • Lá bemol (4 baixos abaixo do Dó)

Cada diagonal de baixos corresponde aos acordes de uma mesma nota, como podemos ver na figura:

Repare que para cada nota do baixo fundamental temos uma correspondência na diagonal:

  • Primeira linha – Contra-baixo (essa é a terça da nota fundamental).
  • Segunda linha – baixo fundamental
  • Terceira linha – acorde maior
  • Quarta linha – acorde menor
  • Quinta linha – acorde sétima dominante
  • Sexta linha – acorde sétima diminuto (a sanfona de 80 baixos não tem)

Por exemplo, se uma música tem como acompanhamento o Lá menor (Lá m), devemos fazer o ritmo utilizando o baixo fundamental (segunda linha) e o baixo do Lá menor (quarta linha) na diagonal correspondente ao .

A sequência das diagonais dos baixos também segue uma lógica. A sanfona “sobe em quinta” e “desce em quarta”, ou seja, para cada baixo fundamental a nota imediatamente acima é a sua quinta e a nota imediatamente abaixo a sua quarta. Repare na figura anterior:

  • Se estamos em , escorregando as mãos para o próximo baixo acima, vamos para Sol (que é a quinta do Dó)
  • Se estamos em , escorregando as mãos para o próximo baixo abaixo, vamos para(que é a quarta do Dó)

Obs: Quinta corresponde à quinta nota na escala correspondente. Como a escala de Dó é formada por: Dó, Ré, Mi, Fá ,Sol, Lá e Si. A quinta de é o Sol, a quarta o , a terça o Mi e assim por diante. O mesmo raciocínio se aplica para as escalas de todas as notas.

Entendendo a lógica de posicionamento dos baixos, fica mais fácil para tocar e aos poucos se pega a prática. No início é legal ter sempre a mão um “mapa” de posicionamento das notas… com o tempo o sanfoneiro acaba decorando (eu tenho um impresso na minha pasta de músicas para evitar um “branco” :P), estou disponibilizando para download (retirado do método Wenceslau Raszl):

Devido ao grande sucesso deste post, fiz o complemento em vídeo. Acesse o link abaixo para ver o post completo:

 

Veja também: Escala Maior e Escala Menor

Referências:

Dúvidas? Críticas? Elogios? Comente o post!

307 Replies to “Aula de Sanfona: Mapa dos baixos”

  1. BA adorei mesmo a aula!sou iniciante n sei nada ainda mais meu desejo e tocas esses modao sertanejo eo universitário!eu comprei um sanfona de 80 baixos marca veronese acredito que seja bem antiga!ela esta em ótimo estado mais por acaso vc sabem algum site ou loja que eu possa comprar peças pq falta o brasao ea escrita da marca da sanfona!aguardo resposta

    1. Seria uma sanfona de 8 baixos? Ou é uma sanfona de brinquedo, reduzida?
      Quando você aperta o botão, abre e fecha… o som abrindo e fechando é o mesmo?

  2. tenho m vontade de aprender tocar acordeon mais acho q sou mvelho p isso tenho 57 anos, sera q aprendo? gostei do que vi, mais preciso de m aulas.gostaria muito de aprender p tocar na igreja porque sou evangelico.

  3. Estou vendendo 2 sonfonas uma de 80 baixos e outra de 8, a de 80 é da marca Eagle,a de 8 é da marca minuano semi nova as duas vendo barato. Moro em vespasiano me tel: 9 8543-0155

  4. Como é a digitação da escala menor nos baixos ?
    Segue um padrão igual a maior ?
    Eu vi no método mascarenhas a escala menor harmônica e melódica, mas não encontrei a natural e como os sustenidos mudam, creio que a digitação seja outra. Poderia passar a digitação da escala menor natural ?

    Outra dúvida: vi nesse mesmo método que existe escala maior de sustenidos e de bemois, no entanto, ele apresenta a escala de Dó MAIOR e a chama de escala em Sustenido ?. E tem ainda a escala maior de bemois… qual a diferença ?

  5. Bom dia pessoal !!! To começando agora no Acordeon e queria tirar uma dúvida, posso usar as cifras do teclado(piano) para tocar no Acordeon ??? Pois a maioria dos sites como cifras.com só tem pra teclado, violão, bateria etc. Estou aprendo sozinho e essa foi uma das minhas dúvidas! Grande abraço a todos e bons estudos. ✌?️

  6. Galera…alguém me tire uma dúvida !
    Meu primo está aprendendo tocar acordeon faz uns 6 meses. Aprendeu algumas escalas, alguns exercícios e alguma valsinha….
    O professor está passando as primeiras músicas, mas eu vejo o seguinte método de ensino. Meu primo pega a partitura e ensaia cada compasso centenas de vezes, só no teclado, depois teclado e baixo… assim, ele fica mais de uma mês repetindo e repetindo até conseguir tocar músicas como Oh Minas Gerais ou Beijinho Doce.

    Eu tenho vontade de fazer aulas. Mas é assim mesmo ? Vou pegar cada música e repetir um milhão de vezes até memorizar a mecânica do movimento ? E se eu precisar tocar em outro tom ? Não existe alguma base de ensino que favorece aprender como no violão, por exemplo ?

    1. José, no começo é difícil até você se acostumar com o movimento. É como aprender a fazer malabarismo. Depois que o movimento for automático, aí você consegue pegar as músicas e tocar, sem repetir tanto. Mas lembre-se: música é estudo e dedicação.

  7. olá ! quero agradecer e parabenizar pela as instrucoes dos baixos do acordeon.. uma explicação fácil quê dar pra todo mundo entender . parabens

  8. Boa noite! Quero aprender o tocar acordeon e estou vendo um acordeon da marca Michael 80 baixos 37 teclas 7registros mão dir./ 2 registros mão esq. quero saber e um bom instrumento para aprender e tocar varios estilos? Por favor me ajude!
    Desde já obrigado!

    1. Oi Márcio, é um acordeon simples para começar. Porém, por um pouco a mais você consegue um acordeon usado Todeschini ou Scandalli, marcas mais conceituadas.

  9. dorei as dicas tenho uma sofona de 80 baixo mais nao sei tocar ainda comprei esse meis prendo aprender axo muito lindo quem tocar e possiver aprende so vendo as dicar obg amigos….

  10. Muito boa sua aula. Tenho muita vontade de aprender desde adolescência, mas não deu; agora na melhor idade comprei sanfona maestrina de 80 baixos é um desafio ( tenho 65 anos) a sanfona estar pesada.kkkkkk vou conseguir?

  11. achei legal as dicas do blog do cazé sou um iniciante tenho 11anos gosto muito de acordeon eu ñ tenho muita dificuldade mas tenho um pouco nos baixos o q vc mim diria eu pego a manha com uns tempos

  12. Obrigado pelas dicas !
    Estou me encorajando a comprar uma gaita. Para iniciar, aprender do zero, uma Fenix 120 ou Stradella dá pro gasto ? rsss

    Outra dúvida: tenho visto videos de gaiteiros renomados, como Edson Dutra, fazendo a gaita “falar” dos dois lados (teclado e baixo) e gaiteiros de outros conjuntos que parecem usar pouco a baixaria. Isso é questão de estilo puramente ou realmente a técnica do Edson tem supremacia ?

  13. Olá, sou um admirador das musicas gauchas, gosto muito da gaita botoneira, o que vc pode me dizer a respeito dela? posso acompanhar todos os tipos de musicas, inclusives as tocadas? è muito difícil de aprender a tocar?

    Bruno pires – tatuí/SP

    1. Oi Bruno, eu nunca toquei gaita ponto, mas é um instrumento bem completo e versátil. A sua cidade tem muita vocação musical, acredito que seja fácil encontrar um professor por aí.
      Abraços!

  14. Me ajuda !
    Eu já vi duas explicações sobre as escalas no baixo: sobe no ciclo das quintas e desce no ciclo das quartas…ou sobe no ciclo das quintas (sentido horário) e desce no sentido anti-horario também no ciclo das quintas. Qual a correta ?

  15. Minha filha giulliana tem 11anos toca bem teclado e deseja ganhar um acordeon de Natal por. Indicação de alguns me disseram pra comprar de 80 baixos mas gostaria de conversar com você para fazer algumas aulas antes do Natal e claro dar continuidade no próximo ano por favor entre contato. Jurandira

  16. Eu tenho úma duvida sobre os BAIXOS…
    EXEMPLO EU PEGO UMA MÚSICA TIPO TO VALENDO NADA.. o TOM DELA É EM E, COMO EU FAÇO O BAIXO DESSA MÚSICA? É POR ESCALA OU PELAS AS CIFRAS QUE ESTÁ NA MUSICA REFERENTE AO VIOLÃO??

    1. Adelmo, eu desconheço que exista sanfona de canhoto. Alguns canhotos aprendem da maneira tradicional mesmo, é possível. Outros eu já vi tocando com a sanfona de ponta cabeça, mas complica porque as notas se invertem todas (graves pra baixo e agudo pra cima). Eu sugiro você tentar do jeito tradicional.

  17. Olá!
    muito bom o blog!
    Estou iniciando agora e estou gostando das dicas!
    Porem, estou com uma duvida, na cifra só tem o que devo tocar nos baixos certo?
    Como saber o que devo tocar no teclado?

Deixe uma resposta