Aula de Sanfona: Mapa dos baixos

Uma das frases que o sanfoneiro mais ouve dos amigos é: Pra que servem todas essas bolinhas?

Bom… as “bolinhas” são os baixos da sanfona (mão esquerda), e neste post pretendo ajudar outros iniciantes a entenderem como funcionam e como tocar. Os baixos são responsáveis pelo acompanhamento da música… sanfoneiro que é sanfoneiro tem que saber tocar os baixos (ou então é melhor comprar um teclado 🙂 ).

Existem sanfonas com 8 baixos, 24 baixos, 48 baixos e mais uma grande variedade. As mais comuns são as de 80 e 120 baixos (que os sanfoneiros das duplas sertanejas utilizam)… ou seja… 120 “bolinhas pra apertar”… e cada uma é uma nota! Neste post estamos focando nas sanfonas de 80 e 120 baixos pois são estas que a grande maioria dos amigos do blog do Cazé possuem.

Na sanfona existem 3 “baixos furados” para ajudar na identificação:

  • (central)
  • Mi (4 baixos acima do Dó)
  • Lá bemol (4 baixos abaixo do Dó)

Cada diagonal de baixos corresponde aos acordes de uma mesma nota, como podemos ver na figura:

Repare que para cada nota do baixo fundamental temos uma correspondência na diagonal:

  • Primeira linha – Contra-baixo (essa é a terça da nota fundamental).
  • Segunda linha – baixo fundamental
  • Terceira linha – acorde maior
  • Quarta linha – acorde menor
  • Quinta linha – acorde sétima dominante
  • Sexta linha – acorde sétima diminuto (a sanfona de 80 baixos não tem)

Por exemplo, se uma música tem como acompanhamento o Lá menor (Lá m), devemos fazer o ritmo utilizando o baixo fundamental (segunda linha) e o baixo do Lá menor (quarta linha) na diagonal correspondente ao .

A sequência das diagonais dos baixos também segue uma lógica. A sanfona “sobe em quinta” e “desce em quarta”, ou seja, para cada baixo fundamental a nota imediatamente acima é a sua quinta e a nota imediatamente abaixo a sua quarta. Repare na figura anterior:

  • Se estamos em , escorregando as mãos para o próximo baixo acima, vamos para Sol (que é a quinta do Dó)
  • Se estamos em , escorregando as mãos para o próximo baixo abaixo, vamos para(que é a quarta do Dó)

Obs: Quinta corresponde à quinta nota na escala correspondente. Como a escala de Dó é formada por: Dó, Ré, Mi, Fá ,Sol, Lá e Si. A quinta de é o Sol, a quarta o , a terça o Mi e assim por diante. O mesmo raciocínio se aplica para as escalas de todas as notas.

Entendendo a lógica de posicionamento dos baixos, fica mais fácil para tocar e aos poucos se pega a prática. No início é legal ter sempre a mão um “mapa” de posicionamento das notas… com o tempo o sanfoneiro acaba decorando (eu tenho um impresso na minha pasta de músicas para evitar um “branco” :P), estou disponibilizando para download (retirado do método Wenceslau Raszl):

Devido ao grande sucesso deste post, fiz o complemento em vídeo. Acesse o link abaixo para ver o post completo:

 

Veja também: Escala Maior e Escala Menor

Referências:

Dúvidas? Críticas? Elogios? Comente o post!

307 Replies to “Aula de Sanfona: Mapa dos baixos”

  1. Olá, descobri seu blog e achei muito bom. Sou percussionista mas estou namorando a ideia de aprender sanfona. Pergunto: é fundamental ter algum conhecimento teórico para iniciar os estudos?

    1. Olá, amigo! Muitas pessoas que tocam não tem nenhum conhecimento teórico. Siga firme com as pesquisas e os estudos que vai se sair bem. Abraços.

  2. Opa,bom dia.Comprei uma sanfona de 8 baixos tenho 50 anos
    Não encontro conteúdo dela para avançar.Queria tomar gosto
    Nela para depois ir pra de 80 baixos

  3. Olá, parabéns pelo conteúdo!
    Eu pretendo comprar um acordeão em breve.
    Gostaria de te perguntar se você acha que me seria inconveniente comprar um de 96 baixos ao invés de um de 80. Digo pela facilidade de se encontrar mapas dos baixos e etc.

    Obrigado, desculpe-me por te alugar,
    Felipe.

  4. Bem amigo tenho 62 anos a 2 comecei com o violão! Acredite já toco algumas músicas.mas desde criança quando ganhei uma sanfona de 8 baixo mas não fui longe pois era difícil. Quero que me der umas informações. Qual a melhor para eu começar sem professor.espero resposta com imdereco é valor.ok bom dia.

Deixe uma resposta